4 dicas que lhe ajudarão a evitar perdas na colheita

 

Como estamos próximos a abertura nacional da colheita de soja safra 2016/2017 separamos abaixo 4 dicas importantes para que a sua colheitadeira alcance o máximo de sua capacidade produtiva, assim evitando perdas de grãos, paradas não programadas e principalmente custos adicionais. 

1) Revisão

Realizar a revisão completa de sua máquina, identificando e substituindo todas as peças de desgaste, correias trincadas, ressecados ou desgastadas, lubrificação e ajuste de folgas substituição de filtros, calibrar todos os sensores assim como a plataforma. Verificar se os softwares da máquina estão atualizados e funcionando corretamente.

2) Operador

Dispor de operadores capacitados é a chave para evitar perdas na colheita. É indispensável que ele conheça o funcionamento de cada um dos sistemas componentes da colheitadeira que são: corte, alimentação, trilha, limpeza, ventilação, transporte interno, armazenamento e descarga. Dispondo deste conhecimento é possível otimizar e utilizar ao máximo cada um desses sistemas.

3) Operação

A velocidade de deslocamento da colheitadeira está ligada diretamente com as perdas e pode variar de acordo com a capacidade da máquina e com o estado final da lavoura. As velocidades entre 4,5 e 6,5 Km/h são as que permitem uma colheita com maior eficiência, menor desperdício e perda de grãos. Não esqueça de verificar a tensão das correias dos elevadores.

4) Levantamento de perdas

É imprescindível sempre aferir as perdas, utilizando do método desenvolvido pela Embrapa, copo medidor que possibilita um monitoramento rápido do processo de colheita, de modo a ajustá-las dentro do nível de tolerância de 60 kg por hectare.

 

Estes são alguns itens importantes a serem considerados como forma de orientação. Consulte sempre um especialista.