5 dicas para aumentar a durabilidade de seus equipamentos agrícolas

1) Profissionais capacitados

Contrate profissionais com experiência e que conheçam o equipamento e sigam sempre as especificações do manual do fabricante, para que assim possam conhecer principais pontos de manutenção, como, por exemplo, pontos de lubrificação, nível do óleo lubrificante, nível de combustível, fluido de arrefecimento, localização da bateria, entre outros garantindo as manutenções preventivas.

2) Gerenciamento

Faça um gerenciamento relacionado a cada máquina e implemento: gasto com combustíveis, horas trabalhadas, custos de manutenção e de reparos e etc. Se você ainda sofre para gerenciar tudo, uma dica é conhecer o Primor Agrícola.

3) Fragilidade

Cuidado com peças frágeis como correias e mangueiras. É indispensável manter um estoque das mesmas na propriedade para tornar a reposição com maior rapidez.

4) Modo de utilização

Utilizar sempre as marchas e velocidades fornecidas pelo fabricante para evitar maior consumo de combustível, manter a durabilidade dos pneus, durabilidade do sistema de transmissão, rendimento operacional, qualidade do preparo do solo e do plantio. Ou seja, escolher a velocidade correta depende da rotação do motor e da marcha a ser utilizada, que deve ser compatível com o tipo de terreno e com o implemento.  No geral, todas as operações devem ser realizadas na faixa entre 1.400 RPM e 2.000 RPM.

5) Limpeza

Cuidados quando as máquinas e implementos fora de serviço, devem ser limpos de forma cuidadosamente evitando a absorção de umidade, durante o tempo em que o trator estiver armazenado, sendo imprescindível raspar e lavar todos os restos de insumos, acumulo de poeiras e plantas daninhas ou restos de material que tenham se enrolado em torno dos eixos e armações da máquina.

 

Estes são alguns itens importantes a serem considerados como forma de orientação. Consulte sempre um especialista.